Os livros de viagem não foram feitos apenas para contar a história de alguém, mas para servir de inspiração para os seus leitores. Eu simplesmente viajo com os autores, sofro, choro, me divirto com as situações mais inusitadas e me permito viver aquele momento.

Para você que deseja viver as mais variadas experiências que uma viagem proporciona, recomendo ler alguns livros. Por isso, selecionei neste artigo 11 obras que foram marcantes na minha vida de mochileira, viajante e nômade. Bora lá conferir?

1. Nômade Digital ― Casal Partiu

Livro Nômade Digital

Quero comprar

“Nômade Digital” é o primeiro livro que eu recomendo para quem deseja adotar esse estilo de vida. Eu comprei o livro digital no início de dezembro/2017 durante seu lançamento e foi a partir dele que resolvi mudar completamente a minha vida.

O Casal Partiu ― Vinícius e Pati ― está na estrada desde 2010 e os dois já estiveram em diversos lugares desse mundão. No livro que é dividido em três volumes, o casal compartilha várias dicas sobre a vida nômade, além de nos presentear com a história de 44 nômades digitais brasileiros.

2. A estrada dá tudo que você precisa ― Mirella Rabelo e Rômulo Wolff (Travel and Share)

Livro A estrada dá tudo que você precisa

Quero comprar

Se você ainda não conhece a história do Travel and Share ― Rômulo e Mirella ― não sabe o que está perdendo. O casal resolveu jogar tudo para o alto e junto com a Galega percorreram muitas estradas por aí.

No livro “A estrada dá tudo que você precisa”, Mirella e Rômulo contam em detalhes tudo o que já viveram nessa aventura. Sendo assim, confira neste livro o que o casal entregou para a estrada e o que receberam em troca durante todos esses anos.

3. Comer, Rezar e Amar ― Elizabeth Gilbert

Livro Comer, rezar e amar

Quero comprar

Confesso que assisti ao filme antes de ler o livro “Comer, Rezar e Amar” e fiquei completamente apaixonada pela história da Liz. Apesar de ainda não está na crise da meia-idade (rsrs), acredito que me enxerguei em alguns momentos do livro.

Liz come a melhor pizza na Itália, reza nos ashrams da Índia e ainda ama em Bali. Portanto, se você está querendo chutar o pau da barraca para cair no mundo, leia o livro. Quer inspiração melhor que essa?

4. Mas você vai sozinha? ― Gaía Passarelli

Livro Mas você vai sozinha?

Quero comprar

Quantas vezes você já ouviu a expressão: “Mas você vai sozinha?”. Infelizmente, para alguns essa é uma realidade fora do comum. Por isso, inspirada nesse questionamento, Gaía Passarelli resolveu escrever um livro que fala sobre sua viagem solo pelo mundo.

O mais bacana é que a autora resolveu encarar tudo com bom humor, relatando episódios hilários que viveu em várias partes do mundo. Além disso, o livro ainda apresenta muitas dicas valiosas dos lugares por onde Gaía passou.

5. Um lugar na janela ― Martha Medeiros

Livro Um lugar na janela

Quero comprar

Eu amo as crônicas de Martha Medeiros e viajei com ela lendo “Um lugar na janela”. O livro faz um resgate das viagens que a Martha fez em diversas épocas da sua vida: jovem sem dinheiro, casada, com as filhas e sozinha.

Viaje com ela pela Europa, se apaixone pela Grécia, entenda suas reflexões sobre Santiago e conheça muita coisa do Brasil. Se você já gostava da Martha, vai ter mais orgulho com esse livro. Agora se você ainda não conhece suas obras, aproveite esta oportunidade.

6. On the road: Pé na estrada ― Jack Kerouac

Livro On the road: Pé na estada

Quero comprar

Se você ainda se surpreende quando o povo larga tudo para viver na estrada, saiba que Jack Kerouac é considerado o grande inspirador dessa geração. Não é à toa que seu livro “On the road” é um grande clássico do anos 50.

O livro conta a história de Sal Paradise e sua gangue de amigos que percorre os EUA, de leste a oeste. O percurso foi feito todo de ônibus, carros e caronas. O objetivo era apenas cair na estrada para viver noites alucinantes de jazz e fazer trabalhos ocasionais para ganhar uns trocados.

7. “Cem dias entre o céu e mar” ― Amyr Klink

Livro Cem dias entre o céu e mar

Quero comprar

Amyr Klink é um navegador brasileiro que atravessou o Atlântico da África até a Bahia. A viagem de 6500 km foi feita a bordo de um minúsculo barco a remo. No entanto, o ano era de 1984 quando ainda não se tinha acesso a internet e nem GPS.

No livro “Cem dias entre o céu e mar”, Amyr nos apresenta o seu diário de bordo, detalhando toda a aventura vivida nessa viagem de 100 dias. A obra é pura emoção e é impossível não se inspirar com a história desse cara.

8. Livre: A jornada de uma mulher em busca do recomeço ― Cheryl Strayed

Livro Livre: A Jornada e uma mulher em busca do recomeço

Quero comprar

Esse é mais um daqueles livros em que assisti ao filme primeiro. Mas tanto no filme quanto no livro “Livre: a jornada de uma mulher em busca do recomeço” a carga dramática é bem pesada.

Cheryl descreve no livro todas as tragédias pessoais que viveu. Além disso, conta como aos 22 anos resolveu percorrer uma trilha que atravessa a costa oeste dos EUA ― a Pacific Crest Trail.

9. Do for love ― Letícia Mello

Livro Do for love

Quero comprar

Você quer inspiração para fazer uma viagem transformadora? Leia o livro “Do for love” da Letícia Mello. Nele a autora descreve como foi fazer uma viagem de voluntariado e autoconhecimento pela Ásia.

A sensibilidade que a autora transmite no livro é impressionante. Letícia nos mostra como é possível sair da sua zona de conforte e fazer a diferença no mundo quando você se propõe a doar amor.

10. Não conta lá em casa: Uma viagem pelos destinos mais polêmicos do mundo ― André Fran

Livro Não conta lá em casa

Quero comprar

Eu sempre tive vontade de conhecer os lugares mais incomuns do mundo. Não é à toa que escolhi para o meu roteiro de 2019 algumas regiões pouco exploradas. Mas André Fran foi mais corajoso que eu, já que percorreu destinos marcados por guerras e desastres naturais como Coreia do Norte, Iraque, Tuvalu e Afeganistão.

No livro “Não conta lá em casa”, André e mais dois amigos descrevem como foi viver toda essa aventura. O livro foi inspirado no programa de mesmo nome que passa no canal Multishow.

11. Na natureza selvagem ― Jon Krakauer

Livro Na natureza selvagem

Quero comprar

O livro “Na natureza selvagem” é um verdadeiro clássico dos mochileiros. Por isso, quando conheci a história de Chris McCandless me fascinei pela liberdade que uma viagem proporciona ao indivíduo.

Entretanto, a história de Alexander Supertramp (apelido de Chris) não teve um “final feliz” como a gente está acostumada a ver nos filmes. Chris foi encontrado morto dentro de um ônibus sozinho no Alasca. Mas o autor Jon descreve quais foram todos os passos dados pelo jovem até o momento de sua partida.

Você quer ler todos os livros de viagem indicados neste post, mas está sem tempo? Recomendo escolher aquele que está mais relacionado com a sua situação atual. Quem sabe você não se empolga e cai no mundo assim como eu?

Você curtiu as indicações de livros de viagem? Então, continue sua visita no blog e leia agora mesmo o post “Países que não exigem visto dos brasileiros: confira a lista com mais de 100 destinos” e já programe sua próxima trip.


Sair dos Trilhos

Hospedagem: Booking.com, Hoteis.com e Airbnb

Transporte: Passagens promo, Skyscanner e GoEuro

Seguro: Seguros promo e Real Seguros

Passeios e Ingressos: GetYourGuide

Câmbio: Transferwise

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *