No meio desse boom que está o dólar e o euro frente ao real, quem tem viagem internacional marcada e precisa fazer cotação de moeda deve estar de cabelo em pé. Mas, infelizmente, a situação é realmente preocupante e sem muita perspectiva de mudança.

Como estamos na mesma situação, resolvemos fazer um post para mostrar que existem algumas opções interessantes para tentar barganhar o menor preço possível. Portanto, acompanhe o texto agora mesmo!

Sites e aplicativos para cotação de moeda

Os sites e aplicativos de câmbio são super práticos e aceleram todo o processo para quem está planejando uma viagem internacional. Selecionamos os principais sites e aplicativos que consultamos na hora de comprar dólar, euro e tantas outras moedas.

1. Site e Aplicativo Melhor Câmbio

Site Melhor Câmbio
Foto: Site Melhor Câmbio

O site Melhor Câmbio é um dos mais conhecidos por apresentar opções de instituições na sua região. Por isso, ao fazer uma pesquisa no site, o aplicativo mostra os melhores preços na sua cidade para a moeda desejada.

Contudo, o site é apenas um buscador de preços, sendo necessário entrar em contato com as instituições para efetuar a compra. Mas é possível negociar com as empresas por meio da opção “Faça uma oferta” e aguardar se alguma corretora vai aceitar a sua proposta.

2. Aplicativo Câmbio Legal

Aplicativo Câmbio Legal
Foto: Aplicativo Câmbio Legal

O Banco Central é o órgão que registra e fiscaliza as instituições que fazem operações com câmbio no Brasil. Para facilitar a vida do cidadão, foi criado o aplicativo Câmbio Legal que mostra as casas de câmbio mais próximas da sua residência que são legalizadas.

No aplicativo ainda é possível verificar a taxa média que está sendo praticada pelas instituições. Mas é necessário que você entre em contato com cada uma delas para negociar.

3. Aplicativo e Site Exchange Now

Site Exchange Now
Foto: Site Exchange Now

O Exchange Now é o aplicativo ideal para quando você estiver viajando e precisa fazer a troca do dinheiro. O site apresenta cotação de moeda em diversas instituições nos mais diferentes países.

Ao usar o aplicativo ainda é possível verificar quais as casas de câmbio mais próximas a sua localização, facilitando a sua vida no momento que você mais precisar fazer a troca da moeda.

4. Site e Aplicativo Oanda Currency Converter

Site Oanda
Foto: Site Oanda

O site Oanda não é uma casa de câmbio, mas um conversor de moeda gratuito. Nele é possível fazer conversões de moedas nos mais diferentes países. É um site obrigatório para você ir acompanhando a variação da taxa cambial.

Ao acessar o aplicativo é possível definir uma taxa cambial o que pode ser muito interessante porque a forma de pagamento pode determinar o percentual que será aplicado na hora da conversão.

5. Transferwise

Site Transferwise
Foto: Site Transferwise

No site Transferwise não é possível comprar moeda, mas é uma ótima ferramenta para enviar e receber dinheiro em outras moedas. Por exemplo, se você neste momento precisa de euro e tem uma conta na Europa, pode transferir o dinheiro para a sua conta e sacar quando estiver lá.

Da mesma forma pode ser feito com o dólar. Caso não tenha conta, pode verificar com um amigo ou parente que tenha. A taxa é uma das mais baixas que eu encontrei, mesmo com o IOF porque o site faz a cotação no câmbio comercial.

Para nossa viagem, optamos por esse procedimento. Para isso, abrimos uma conta europeia, já que vamos passar o ano todo de 2019 por lá. Dessa forma, não entramos no desespero e vamos controlando conforme a variação cambial.

Cuidados na hora de comprar moeda

Alguns cuidados são necessários na hora de comprar ou vender moeda para evitar surpresas desagradáveis, já que o processo envolve dinheiro. Confira as nossas dicas!

Cuidado na hora da cotação de moeda
Cuidados na hora de comprar moeda

1. Verifique se a instituição é autorizada pelo Banco Central

Todas as instituições que pretendem trabalhar com o mercado de câmbio no Brasil, precisa ter autorização do Banco Central. Por isso, na hora de fazer uma cotação verifique no site do BC se o banco ou a corretora possui essa autorização.

2. Confira as taxas, tarifas e impostos

Não adianta pesquisar apenas as taxas na hora de comprar moedas, uma vez que várias tarifas e impostos podem incidir na operação. Portanto, confira tudo antes de fechar qualquer negócio para saber onde o valor realmente está compensando.

3. Observe a taxa de entrega e prazo

Algumas instituições oferecem o serviço de entrega à domicílio para facilitar o dia a dia daquele cliente que não tem condições de ir até a agência ou banco. No entanto, é preciso ficar atento com as taxas que são cobradas para fazer a entrega e o tempo que vai demorar para você receber o dinheiro.

Assim sendo, dependendo da sua localização vale muito o esforço de ir pessoalmente ao estabelecimento. Dessa forma, você pode conseguir uma boa negociação e ainda economizar.

4. Evite comprar moedas nos finais de semana e feriados

Nos finais de semana e feriados o mercado de câmbio não funciona, mas as instituições continuam trabalhando. Prevendo algum evento inesperado que possa acontecer nesse período, os correspondentes cambiais adicionam um valor a mais para não sair perdendo. Logo, o mais indicado é comprar durante a semana.

Depois de conhecer alguns sites e aplicativos fica mais fácil tentar encontrar uma cotação de moeda mais barata no meio dessa loucura que está o câmbio. Se possível, pesquise em todas as instituições e negocie para conseguir o melhor preço.

Gostou de saber as dicas sobre cotação de moeda? Se a sua opção for transferência, o melhor serviço e preço estão com a Transferwise. Sendo assim, ao fazer o processo pelo nosso link, você não paga nenhuma taxa a mais e ainda ajuda com o blog Saindo dos Trilhos.


Sair dos Trilhos

Hospedagem: Booking.com, Hoteis.com e Airbnb

Transporte: Passagens promo, Skyscanner e GoEuro

Seguro: Seguros promo e Real Seguros

Passeios e Ingressos: GetYourGuide

Câmbio: Transferwise

Categories: Dicas de Viagens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *