Costumo participar de vários grupos no Facebook sobre viagem solo e percebo várias pessoas apavoradas só de pensar em ter que viver essa experiência. Entendo perfeitamente o medo de viajar sozinho, porque também já passei por isso.

Mas saiba que é possível enfrentá-lo para desbravar o mundo sozinho e que isso não é nenhum bicho de sete cabeças. Quer saber como? Acompanhe todas as informações neste post!

Quais os principais medos de viajar sozinho?

Viajar sozinho se tornou um ato corajoso, já que o medo nos bloqueia de viver experiências maravilhosas. Mas você sabe o que te impede de fazer uma viagem solo? Conheça os medos mais comuns que travam qualquer um.

Pessoa sozinha
Foto: Pxhere

1. Não ter dinheiro suficiente

Não ter dinheiro suficiente é um medo que qualquer viajante tem, seja para uma viagem sozinho, seja para uma viagem em grupo. Eu também tinha pavor de pensar em ficar sem dinheiro bem no meio da viagem e ter que pedir ajudar para algum parente ou amigo.

O que eu fiz foi planejar minuciosamente todas as minhas viagens para ter uma noção do valor que me daria segurança. Além disso, pesquisei bastante como fazer viagens baratas ou que coubesse no meu bolso.

2. Ficar doente

Uma das minhas principais preocupações enquanto viajante ainda é ficar doente, sem ter com quem contar. Acredito que muitas pessoas acabam desistindo de viajar sozinho quando pensam na possibilidade de ter problemas de saúde durante a viagem.

Isso realmente pode acontecer com qualquer um, mas aprendi que é fundamental contar com os serviços do seguro viagem nesse momento. Mesmo sozinho você consegue acionar o seguro pelo Whatsapp ou telefone de emergência.


Contrate o seguro viagem com o nosso parceiro Seguros Promo e garanta 5% de desconto com o cupom: SAINDODOSTRILHOS


3. Ser deportado

Confesso que até hoje passar em qualquer imigração me dá um frio na barriga, mas visto minha cara de pau, carrego todos os documentos possíveis e enfrento qualquer agente. Mas pensa que é fácil? Não mesmo porque tudo vai depender se o agente vai com a sua cara.

Por isso, entendo perfeitamente seu medo de passar na imigração, não entender uma palavra e ainda ser deportado por isso. Nesse caso, o mais indicado é andar com todos os documentos exigidos pela imigração, solicitar um tradutor quando não conseguir falar e sempre passar segurança.

4. Não ter companhia

Muitas pessoas acabam inventando desculpas para viajar porque não tem uma companhia e ficam apavoradas ao ter que viajar sozinho. Durante as minhas viagens solo pude comprovar que nunca estive só porque sempre estava disposta a conhecer novas pessoas.

Portanto, fique tranquilo que sempre vai aparecer um “amigo” para tirar foto ou uma boa companhia que você pode conhecer no Hostel. Mas posso afirmar que reservar alguns momentos para curtir um lugar sozinho é maravilhoso.

5. Ser roubado

O medo de ser roubado é latente nos brasileiros, comigo não é diferente. Volta e meia me pego segurando a bolsa ou a mochila com medo de ser assaltada pelas ruas mundo afora. Isso porque você pode ser furtado em qualquer lugar do mundo.

Mas isso não pode ser empecilho para você viajar sozinho, apenas precisa ficar alerta com tudo o que ocorre ao seu redor. Além disso, tenha cuidado com documentos e saiba a melhor forma de levar dinheiro.

6. Se perder

Por experiência própria, você vai se perder várias vezes em suas viagens. Isso é mais comum do que imagina e, por isso mesmo, não deveria ser um motivo para deixar de fazer viagens solo pelo mundo.

Eu sempre faço um roteiro de viagem impecável, mas quando menos espero me perco em algum lugar. O mais bacana é que, geralmente, acabo descobrindo coisas novas e curtindo cada cantinho do destino.

7. Não entender a língua

Viajar para o exterior sem saber, pelo menos o inglês, é de dar embrulho no estômago de qualquer um. Mas imagina que fui fazer intercâmbio e não sabia nada de inglês. Quando cheguei em Dublin, tremi dos pés à cabeça quando a minha mala foi extraviada e eu não sabia como reportar aquilo.

Nessas horas vale a mímica, procurar se tem algum brasileiro perto para te ajudar ou simplesmente recorrer ao google tradutor. Se mesmo assim o medo persistir, comece viajando pelo Brasil ou faça uma visita por Portugal. Garanto que vale muito a pena!

Como perder o medo de viajar sozinho

Ok Kely! Você falou de todos esses medos que a maioria das pessoas tem de viajar sozinho. Mas me diz: Como eu faço para perder esse medo louco de fazer uma viagem solo?

Primeiro de tudo, não sou psicóloga ou terapeuta para indicar o que você deve fazer para perder o medo de viajar sozinho. Conheço algumas pessoas que têm pavor de ficar na solidão e acredito que, nesse caso, somente contando com a ajuda profissional para superar isso.

Mas posso compartilhar algumas dicas sobre o que acredito ser imprescindível para você dar os primeiros passos para fazer uma viagem solo. Então, vamos lá conferir como você pode fazer isso?

Uma pessoa viajando no carro
Foto: Pixabay

1. Determine que seus sonhos devem ser maiores do que seus medos

Quando você coloca seus sonhos na frente dos seus medos, tudo passa a fluir mais naturalmente. Nesse caso, é fundamental focar naquilo que você quer e afastar todas as preocupações da sua cabeça.

2. Procure não levar em consideração tudo o que as pessoas falam

O que mais tem no mundo é gente para desestimular você a seguir em frente. São pessoas que sempre vão passar informações negativas, fazendo com que você tenha mais medo. Fique longe desse tipo de pessoa que não vai acrescentar nada para sua vida.

3. Avalie todos os riscos antes de cair na estrada

Antes de cair na estrada é bom juntar o maior número de informações sobre o destino que você vai visitar para avaliar todos os riscos possíveis. Mas lembre-se que risco você corre em qualquer lugar do mundo. Portanto, não seja exigente demais!

4. Faça algumas atividades sozinho

Se você não se sente preparado para colocar uma mochila nas costas para desbravar o mundo, experimente fazer algumas atividades sozinho na sua cidade. Ir ao cinema, almoçar ou jantar sozinho ou simplesmente curtir um barzinho no final do dia.

5. Viaje pelo Brasil

Uma boa opção para começar a viajar sozinho é escolher alguns destinos dentro do Brasil. Temos belíssimas praias, lindas cidades com montanhas e pontos turísticos que valem muito a pena visitar.

Uma pessoa em Salvador
Viajar pelo Brasil/ Salvador – Bahia

6. Planeje com detalhes sua viagem

Eu não faço qualquer viagem sem planejar cada detalhe e acho fundamental ter tudo organizado quando faço minhas viagens solo. Portanto, pesquise todas as informações, anote tudo o que achar importante e reserve os serviços com antecedência.


Reserve ou compre ingressos dos passeios e atrações com o nosso parceiro GetYourGuide!


7. Pense positivamente

Independente da situação, eu sempre penso positivo porque acredito que as boas vibrações me ajudam a ultrapassar todas as barreiras. Portanto, se o medo de viajar sozinho dominar você, pense em coisas boas que podem ajudá-lo a superar esse sentimento.

8. Procure inspirações

Por fim, acredito que buscar inspirações é uma boa opção para perder o medo de viajar sozinho, além de ajudar você a colocar o pé no mundo. Indico os blogs Viajante Solo, Vou na Janela, Alma de Viajante e How to Travel Light.

Por que você deve viajar sozinho

Eu poderia enumerar várias vantagens, mas vou focar apenas em algumas que foram muito importantes durante esses 7 anos que já viajo sozinha. Então, confira porque você deve deixar seus medos de lado e começar a fazer viagens solo.

Uma pessoa no trono
O poder de viajar sozinho/Castelo de Leiria – Portugal

1. Para se conhecer melhor

A viagem solo é uma ótima oportunidade para você se conhecer melhor, entender seus limites e saber o que te faz bem ou não. Como não tem outra pessoa com você, serão frequentes os momentos de reflexão que devem ser fundamentais para o seu amadurecimento.

2. Para ter uma sensação de liberdade indescritível

Poder escolher o seu destino, determinar o que quer conhecer e estipular seus próprios horários sem muita pressão é uma sensação maravilhosa. Posso até está sendo egoísta, mas a sensação de liberdade em uma viagem solo é indescritível, já que é só você que manda.

3. Para deixá-lo mais confiante

Como todas as decisões são suas, é impressionante como você passa a confiar mais nas suas intuições. Dessa forma, você acaba percebendo como é capaz de sobreviver sozinho em um mundo completamente diferente do seu.

4. Para interagir com as pessoas

Eu não sou uma pessoa totalmente extrovertida, por isso, acredito que me sinto mais à vontade para interagir com as pessoas quando estou fazendo uma viagem solo. Como você precisa pedir orientações, dicas e recomendações para as pessoas, acaba ficando mais relaxado para conversar com elas.

Passeio de balão
Interagir com as pessoas/ Capadócia – Turquia

5. Para se sentir parte do mundo

Viajar sozinho nos faz perceber que o universo não gira em torno do nosso umbigo. É muito fácil se sentir seguro e confortável no seu “mundinho”, mas não há nada mais compensador do que se sentir parte do mundo com as experiências, emoções e aprendizagens de uma viagem solo.

6. Para mudar suas prioridades

Se prepare para mudar suas prioridades a partir do momento em que você começar a viajar sozinho. O que hoje você não vive sem, pode se tornar algo sem muita importância. Mas o fato é que você passa a valorizar as coisas mais simples da vida.

7. Para fazer novos amigos

Por não ter um companheiro de viagem você se mostra mais disponível para conhecer outras pessoas e fazer novos amigos. Quando você menos perceber, já vai ter um monte de amigos ao redor do mundo. Tem coisa melhor?

8. Para perder o medo

Você só vai se sentir mais seguro quando realmente colocar o pé na estrada. Portanto, viajar sozinho é a melhor forma de encarar seus medos. Então, respire fundo e corre para esse mundo que está te esperando.

O que eu posso dizer é que perder o medo de viajar sozinho mudou completamente a minha vida de forma positiva. Por isso, tenho certeza que a experiência será extremamente válida para você também.

Ainda tem dúvidas sobre a montagem do roteiro? Acompanhe nosso post “Saiba como montar um roteiro de viagem” e aprenda a fazer um planejamento perfeito para começar a viajar sozinho agora mesmo!


Sair dos Trilhos

Hospedagem: Booking.com, Hoteis.com e Airbnb

Transporte: Passagens promo, Skyscanner e GoEuro

Seguro: Seguros promo e Real Seguros

Passeios e Ingressos: GetYourGuide

Câmbio: Transferwise

Categories: Dicas de Viagens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *