Quem nos acompanha sabe que escolhemos a educação domiciliar como o método de ensino em nossa viagem se a Alice estivesse junto. Mas você sabe o que é homeschooling? Para ajudá-lo a entender melhor sobre o assunto, preparamos este post com algumas informações mais esclarecedoras. Confira!

O que é homeschooling?

O homeschooling é entendido no Brasil como ensino domiciliar, sendo transferida para os pais ou tutores a responsabilidade de educar os filhos em casa ou no ambiente definido por eles.

Antes da criação de instituições de ensino, a família ou a comunidade tinha a responsabilidade de educar as crianças. No entanto, em algumas famílias reais a educação domiciliar ainda é praticada nos dias atuais.

Geralmente, o ensino é desenvolvido dentro de casa e os pais podem seguir o modelo da grade curricular das escolas. Contudo, os próprios pais também podem criar um modelo de ensino ou simplesmente deixar os filhos livres para aprenderem naturalmente.

Como os pais devem supervisionar a educação dos filhos, exige-se deles mais tempo, disponibilidade e flexibilidade. Porém, não há nenhuma obrigação para que os pais sejam formados na área da educação.

Em países como EUA, Canadá e algumas regiões da Europa, o método é regularizado e amplamente praticado por diversas famílias, mesmo sem ser nômade digital. Todavia, no Brasil o homeschooling ainda está em processo de aprovação.

Leia mais: Como ser nômade digital com filhos? Confira 6 dicas especiais

Educação domiciliar
Homeschooling é a educação domiciliar

Quem está aderindo ao homeschooling?

Atualmente, muito tem se falado sobre o homeschooling, principalmente depois de vários problemas enfrentados na educação do Brasil. Soma-se a isso, o crescente número de casos de bullying e abusos sexuais, além do consumo de drogas e violência como motivos que tem contribuído para que alguns pais procurem melhores alternativas de ensino.

Muitas famílias cristãs encontraram na educação domiciliar a possibilidade de criar seus filhos dentro dos seus valores morais e religiosos. Ainda assim, experimentar modelos educativos alternativos também pode ser uma das opções de pais que estão aderindo ao homeschooling.

No nosso caso, tínhamos optado pelo homeschooling por uma questão de mobilidade geográfica, por conta da viagem. Com a desistência da Alice, o homeschooling não pôde ser colocado em prática.

Famílias nômades
Famílias que viajam o mundo estão aderindo ao homeschooling

Como educar seus filhos em casa?

Se a sua intenção é começar a praticar o homeschooling com seus filhos, saiba que existem diversas técnicas, ferramentas, métodos e currículos que você pode ter como direcionamento. Portanto, você tem total liberdade para escolher o que atende às suas necessidades.

Algumas famílias elaboram o cronograma de estudo obedecendo a grade curricular das escolas. Outras preferem deixar o filho livre para escolher o que gostaria de estudar e apenas supervisionam o estudo.

Nós optamos pelo programa de aprendizagem individual da Clonlara. A instituição é americana, mas conta com uma filial em Portugal. Como será o nosso primeiro destino, queremos visitar pessoalmente o local.

A instituição disponibiliza um currículo individual que é feito sob medida para cada aluno, independente do lugar que esteja morando. Todavia, há uma cobrança anual para fazer parte do programa.

Ainda assim, existem várias famílias que usam a criatividade para educar seus filhos. Por isso, a internet acaba sendo uma grande aliada nesse momento, pois facilita o acesso às mais variadas informações.

Como iniciar o homeschooling
Existem diversas técnicas para praticar o homeschooling

Quais as vantagens do homeschooling?

A flexibilização de horário é uma das grandes vantagens do homeschooling, já que nas instituições de ensino as escalas são rígidas e fixas. Na educação domiciliar você pode programar junto com as crianças o horário e período mais adequado para a realidade de vocês.

O fato de ter a possibilidade de escolher o que ensinar aos seus filhos pode ser um dos grandes trunfos do homeschooling. Você pode dar ênfase para aquilo que achar mais importante e relevante para a educação das crianças.

Na maioria das escolas, as salas de aula estão abarrotadas de alunos. Por isso, dificilmente um professor conseguirá dar atenção devida para cada estudante. Ao praticar a educação domiciliar, o ensino é personalizado, direcionado e focado em uma única pessoa: seu filho.

Mas uma das vantagens que mais me chamou atenção no homeschooling foi a possibilidade de está mais perto da minha filha. Quando comecei a trabalhar home office, já pude ter esse prazer que será intensificado com a educação domiciliar.

Homeschooling e suas vantagens
A proximidade com os filhos é uma das vantagens do homeschooling

O homeschooling é regulamentado no Brasil?

Falar sobre homeschooling e não explicar como está a situação no Brasil é fazer você acreditar que tudo são flores, o que na verdade não é. Infelizmente, o país não reconhece esta prática de ensino, pois estão se baseando no Estatuto da Criança e Adolescente o qual exige que a criança frequente uma escola.

Mesmo com a suspensão de todos os processos judiciais que estão relacionados a educação domiciliar, algumas famílias praticantes do homeschooling ainda sofrem com a pressão da justiça.

Por uma decisão do STF o homeschooling não foi reconhecido e regulamentado. Portanto, ainda é uma atividade que infringe as leis local. Com o governo atual pode ser que esse cenário mude.

Homeschooling no Brasil
No Brasil o Homeschooling ainda não está regulamentado

A nossa torcida é enorme para que tudo corra bem e que tenhamos a liberdade de escolher como educar nossos filhos. Quer participar dessa corrente? Acompanhe mais informações na página Homeschooling é legal!

Entender o que é homeschooling é fundamental para quem pretende aderir a este método de ensino. Independente se a sua escolha for pela vida nômade como nós ou apenas ter a liberdade de educar seus filhos da forma que achar mais adequada.

Se você curtiu nosso post sobre o que é homeschooling, então siga as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar nossas atualizações e fazer parte da nossa viagem: estamos no Facebook, Instagram e Twitter.


Sair dos Trilhos

Hospedagem: Booking.com, Hoteis.com e Airbnb

Transporte: Passagens promo, Skyscanner e GoEuro

Seguro: Seguros promo e Real Seguros

Passeios e Ingressos: GetYourGuide

Câmbio: Transferwise

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *