Confesso que fazer um post sobre o que fazer em Londres é tarefa difícil, pois a capital inglesa tem muitas opções de atividades. Por isso, resolvi colocar aqui os pontos turísticos que você não pode deixar de conhecer quando estiver por lá.

Ainda assim, Londres é daqueles lugares que você sempre encontrará algo para fazer além das atrações mais turísticas da cidade. A região é enorme, moderna, cosmopolita, histórica e linda, muito linda! Vem conferir o que preparamos para você!

A vista da London Eye é surpreendente!
Vista da London Eye

Referências históricas de Londres

Quem não se encanta com as histórias de reis e rainhas? Pois é assim que se apresenta a monarquia da Inglaterra e que faz o país ser tão especial. No entanto, a bela cidade de Londres só foi descoberta no ano de 43 d.C com o Império romano.

Os romanos permaneceram no poder da região até o final do século IV quando aconteceu a queda do império. Foi então que daí para frente, vários povos como os germanos, vikings e normandos tentaram dominar a região.

Contudo, nos anos 1485 a 1603 três grandes acontecimentos fizeram parte da história de Londres: o fim da Guerra das Rosas, a reforma religiosa inglesa e o reinado da emblemática Rainha Elizabeth.

O período elisabetano até hoje é considerado a era dourada da história inglesa. Foi nessa época que a literatura, a poesia e o teatro foram valorizados e passamos a conhecer um dos maiores escritores do mundo: Shakespeare.

Durante vários anos, Londres sofreu com epidemias como a peste bubônica e a cólera que acabou matando uma boa parte da população. Mas ao mesmo tempo viu surgir o famoso Hyde Park, St. Paul’s Cathedral, Tower Bridge e o primeiro metrô.

A história contemporânea da capital inglesa

No século XX, Londres viveu os horrores da primeira e segunda guerras mundiais. Na segunda, a cidade foi bombardeada duas vezes pelos nazistas, precisando ser reconstruída. Mas foi dessa reconstrução que vários estilos arquitetônicos surgiram.

Após a reconstrução da cidade, Londres começou a receber vários imigrantes vindos da Jamaica, Índia e Paquistão que permanecem até hoje na região. Contudo, a convivência não foi uma das mais pacíficas.

Nos anos 60, a Inglaterra apresentou ao mundo o rock dos Beatles e Rolling Stones (que ainda continua nos palcos até hoje) e fez todo mundo dançar e se apaixonar. No entanto, 10 anos depois, Londres foi alvo de vários ataques terroristas feitos pelo Exército Republicano Irlandês ― IRA ― que só finalizou em 1997.

Desde então, a cidade tentou criar meios de se proteger e se tornou uma das metrópoles mais seguras do mundo. Porém, isso não impediu que Londres sofresse com vários ataques terroristas até os dias de hoje.

Mas nada abala a maior monarquia do mundo e seus súditos. Não é a toa que eu sou completamente apaixonada por esse contraste de monarquia com cidade moderna e tenho certeza que você também se apaixonará.

Leia mais: Onde ficar em Londres: melhores regiões para se hospedar

O que fazer em Londres: conheça seus principais pontos turísticos

o ônibus londrino é conhecido no mundo todo
O famoso ônibus londrino

Ajuste seu relógio visitando o Big Ben

O Big Ben é, provavelmente, um dos cartões postais mais enviados de Londres. Além disso, é um dos monumentos mais charmosos de toda a cidade. Para quem não sabe o Big Ben está localizado dentro da sede do Parlamento Inglês que merece ser visitado por meio de um tour guiado.

Além de fazer uma bela foto tendo o Big Ben como cenário, não deixe de passear pelo rio mais famoso de todo o Reino Unido, o Rio Tâmisa, já que o monumento está às suas margens. Aproveite para acertar o seu relógio com a pontualidade britânica.

O Big Ben é um dos principais monumentos de Londres
Big Ben

Horário de funcionamento

  • Você pode fazer suas fotos no Big Ben a qualquer hora;
  • Entretanto, para visitar o Parlamento é necessário verificar os horários no site oficial porque podem ocorrer alterações.

Ingressos e valores

  • Ingressos adulto para o Parlamento: 25,50 libras (em torno de 130,00 reais);
  • Idosos e estudantes: 21 libras (em torno de 107,00 reais)*

* Estudantes precisam apresentar a carteirinha internacional de estudante. 

Para evitar filas, compre seu ingresso diretamente no site do nosso parceiro GetYourGuide, sem precisar pagar qualquer taxa.

Como chegar

Desça na estação de Westminster.

Dê um olá para a Rainha no Palácio de Buckingham

A residência oficial da família real britânica é um dos pontos turísticos mais visitados de Londres. Entretanto, você só consegue conhecer o Palácio de Buckingham pelo lado de fora e apenas terá acesso a algumas dependências internas quando a família real sair de férias.

Porém, essa limitação não impede que você contemple a beleza do lugar. Aproveite a oportunidade para assistir a famosa troca de guardas da rainha que acontece todos os dias de maio a julho.

Palácio de Buckingham é a residencia da monarquia inglesa
Palácio de Buckingham

Horário de funcionamento

  • Você pode ir até o Palácio em qualquer horário;
  • Horário de visita nas férias da família real: consulte neste site todos os dias e horários.

Ingressos e valores

  • Confira no site do nosso parceiro GetYourGuide todos os tipos de ingressos e valores.

Como chegar

As estações mais próximas são Victoria, Green Park e Hyde Park Corner.

Veja toda cidade através da London Eye

The London Eye é a famosa roda gigante de Londres e possui 121 metros de altura. Suas cápsulas são de vidros para proporcionar aos seus visitantes uma bela visão da capital inglesa.

Cada cápsula comporta em torno de 25 pessoas que durante o passeio de 30 minutos ficam bem acomodadas. Mas como a maioria das atrações da cidade, na London Eye você terá que esperar em uma longa fila, a não ser que compre com antecedência no site do GetYourGuide.

A London Eye é um importante ponto turístico de Londres
London Eye

Horário de funcionamento

  • Na maior parte do ano, o horário é de 10:00 às 20:30 de segunda a domingo.

Ingressos e valores

  • Ingresso Standard: 24,30 libras (em torno de 123,50 reais).*

* Existem outras opções de ingressos que você pode comprar diretamente no site do GetYourGuide

Como chegar

Você pode descer na estação Westminster que fica mais próxima a London Eye ou chegar pela estação Waterloo e fazer uma pequena caminhada até a atração.

Conheça um lugar chamado Notting Hill

Quem não se lembra da comédia romântica “Um lugar chamado Notting Hill” com Julia Roberts e Hugh Grant? Pois bem, Notting Hill é um dos bairros mais lindos de Londres e é perfeito para ser visitado aos sábados quando funciona a feirinha de Rua Portobello Market.

Quem não se lembra de um lugar chamado Notting Hill?
Créditos: Kieran Lynam

Horário de funcionamento

  • Você pode ir até Notting Hill a qualquer horário.

Ingressos e valores

  • Gratuito, só vai pagar o metrô.

Como chegar

Desça na estação Notting Hill Gate.

Desfile pela Tower Bridge

A Tower Bridge é também conhecida como a Ponte de Londres e é uma das estrelas da cidade, pois já serviu de cenário para vários filmes. Portanto, é impossível não ficar encantado com a beleza arquitetônica do lugar.

Uma das principais funções da ponte é fazer a ligação direta entre a parte leste e oeste da cidade e quando há passagem de barco, ela precisa se abrir. Então, aproveite a oportunidade para apreciar o seu design porque é totalmente único, fazendo dela uma atração incomparável.

A Tower Bridge é uma atração a parte em Londres
Tower Bridge

Horário de funcionamento

  • Qualquer horário, mas tente ir durante a noite para ver a ponte toda iluminada.

Ingressos e valores

  • O passeio pela ponte é gratuito.

Como chegar

Desça na estação Tower Hill.

Visite a histórica Abadia de Westminster

A Abadia de Westminster já foi palco de vários acontecimentos históricos como a coroação da Rainha Elizabeth II, o funeral da Princesa Diana e o casamento de William e Kate Middleton.

Para quem é apaixonado pela história da família real e quer conhecer uma das mais belas igrejas da Europa, precisa fazer uma visita a Abadia. Contudo, só lamento dizer que não é permitido tirar foto do interior do monumento, deixando as imagens apenas na memória.

A Abadia de Westminster foi palco de vários casamentos da monarquia
Abadia de Westminster

Horário de funcionamento

  • 09:30 às 16:30 todas as segundas, terças, quintas e sextas;
  • 09:30 às 19:00 às quartas;
  • 09:30 às 14:30 aos sábados.

A Abadia não abre aos domingos.

Ingressos e valores

  • Ingressos adultos: 20 libras (em torno de 102,00 reais);
  • Ingressos idosos e estudantes: 17 libras (em torno de 86,00 reais).*

* Estudantes precisam apresentar a carteira internacional de estudante. 

Para evitar filas, compre seu ingresso diretamente no site do nosso parceiro GetYourGuide, sem precisar pagar qualquer taxa.

Como chegar

Desça na estação de Westminster.

Caminhe pela exótica Camden Town

Um dos lugares que eu mais amei visitar foi o bairro londrino de Camden Town. O lugar ganhou notoriedade com Amy Winehouse e é impossível andar pelas ruas da região e não lembrar dela.

O melhor passeio é caminhar por suas ruas para curtir cada lojinha, barraquinha de comida, restaurantes, bares e os diversos mercados espalhados pela região. Pode apostar que você vai encontrar de tudo por lá porque o bairro é totalmente exótico.

Camden Town é um bairro encantador e totalmente exótico
Camden Town

Horário de funcionamento

  • Qualquer horário e em qualquer dia, mas as feiras e lojinhas são mais movimentadas aos finais de semana.

Ingressos e valores

  • Você não vai pagar um centavo.

Como chegar

Desça na estação Camden Town.

Veja grandes obras no Museu Britânico

Para os amantes de museus, Londres é o lugar ideal para visitá-los, pois na maioria deles a entrada é gratuita. Por isso, aproveite para conhecer o Museu Britânico que é um dos mais antigos do mundo e possui uma das famosas coleções de antiguidades.

O Museu Britânico é um dos mais antigos do mundo
Museu Britânico

Horário de funcionamento

  • 10:00 às 17:30 todos os dias;
  • 10:00 às 20:30 todas as sextas.

Ingressos e valores

  • Entrada gratuita. Ebaaa!

Faça uma visita guiada no Museu Britânico comprando o ingresso diretamente com o nosso parceiro GetYourGuide.

Como chegar

Desça na estação Holborn.

Contemple a beleza da St. Paul’s Cathedral

Catedral escolhida para realizar o casamento do Príncipe Charles e Lady Diana, a Igreja de St. Paul possui uma bela arquitetura em seu interior e exterior. Além disso, você pode subir até o topo para ter uma bela vista da cidade.

St. Paul's Cathedral é a famosa catedral de Londres
St. Paul’s Cathedral

Horário de funcionamento

  • 08:30 às 16:30 de segunda a sábado.

Ingressos e valores

  • Ingresso adulto: 18 libras (em torno de 91,50 reais);
  • Ingresso idoso e estudante: 16 libras (em torno de 81,50 reais).

Para evitar filas, compre seu ingresso diretamente no site do nosso parceiro GetYourGuide, sem precisar pagar qualquer taxa.

Como chegar

Desça na estação St. Paul’s.

Faça compras na famosa Piccadilly Circus

A Piccadilly Circus é uma das principais avenidas de Londres. Por isso, é inevitável passar por ela em algum momento do seu roteiro. Mas garanto que você vai adorar passear por lá e quem sabe até parar para fazer umas comprinhas nas mais variadas lojas do lugar. Se procurar, deve encontrar uma boa promoção em algumas delas.

Piccadilly Circus é uma das avenidas mais movimentada de Londres
Piccadilly Circus

Horário de funcionamento

  • A Piccadilly é linda em qualquer horário.

Ingressos e valores

  • Gratuito, apenas prepare o pezinho.

Como chegar

Desça na estação Piccadilly Circus.

Relaxe na grama verde do Hyde Park

O parque mais famoso de Londres, o Hyde Park é repleto de muito verde, espaço para lazer, cafés, restaurantes e até passeios de barco. Eu não tive a oportunidade de conhecê-lo em um tempo bom, mas mesmo assim fiquei completamente apaixonada pelo lugar.

Hyde Park é um dos maiores parques do mundo
Hyde Park

Horário de funcionamento

  • 05:00 às 00:00 todos os dias.

Ingressos e valores

  • Gratuito.

Como chegar

Você pode descer tanto na estação Knightsbridge quanto na Hyde Park Corner.

Sinta-se uma celebridade no Museu de Cera Madame Tussauds

O museu de cera mais famoso do mundo, Madame Tussauds imortalizou várias personalidades mundiais. É impressionante como as esculturas se parecem reais. O passeio é uma delícia para se divertir e fazer belas fotos.

Me sentindo uma estrela no Museu de Cera Madame Tussauds
Museu de Cera Madame Tussauds

Horário de funcionamento

  • 09:00 às 16:00 ou 18:00 todos os dias (o horário pode variar dependendo do dia).

Ingressos e valores

  • Ingresso adulto: 24,50 libras (em torno de 125,00 reais).

Para evitar filas, compre seu ingresso diretamente no site do nosso parceiro GetYourGuide, sem precisar pagar qualquer taxa.

Como chegar

Desça na estação Baker Street.

Onde ficar em Londres

Antes de definir um local para se hospedar é importante você observar a zona onde está localizada a hospedagem. Portanto, se quiser ficar bem próximo aos principais pontos turísticos, deve escolher entre as zonas 1 e 3.

Mas não pense que isso deixará você livre de usar transporte público. Londres é muito grande e o ideal é escolher uma hospedagem que esteja bem próxima de uma estação de metrô ou trem.

A cidade possui uma excelente rede hoteleira com diversas opções de estadia, mas o custo da diária pode ser alto em algumas regiões. Veja neste post onde ficar em Londres, pois explico para você quais são as melhores regiões para se hospedar e algumas dicas de hotéis e hostels. Portanto, não deixe de conferir!

Como chegar

Avião

Saindo do Brasil, algumas companhias fazem voos diretos para Londres como a British Airways que desce no principal aeroporto da região, o Heathrow. Lembrando que o aeroporto está a 20 km do centro da cidade.

Caso você já esteja na Europa e quer dá um pulo em Londres, pode usar as principais companhias low cost como Easyjet e Ryanair. Você só precisa ficar atento que os aeroportos de destino dessas companhias são os mais distantes como o Luton, London Gatwick, Stansted e London City.

Trem

Viajar de trem pela Europa é uma excelente experiência e você pode ir até Londres se estiver em um país próximo como Bélgica ou França. Eu fiz o trajeto Paris-Londres de trem em uma viagem que durou em torno de 2:30.

Londres possui diversas estações de trem como St. Pancras, a famosa King’s Cross (quem não se lembra da estação de trem do Harry Potter?) e Victoria Station. Basta apenas identificar qual delas leva você ao seu destino.

Carro

Eu realmente não recomendo usar carro dentro de Londres. Você pode até alugar um carro se for fazer um roteiro pelo interior da Inglaterra, mas não na capital. Entenda que você estará em uma grande metrópole e o tráfego de veículos é intenso.

Como se locomover dentro da cidade

A melhor forma de se locomover em Londres é usando o transporte público. O sistema é altamente eficiente, tanto para quem usa ônibus quanto para quem prefere utilizar o metrô. Você ainda tem a possibilidade de fazer vários trajetos de bicicleta e até a pé.

Ainda assim, o ideal é adquirir os cartões Oyster ou TravelCard para pagar as suas passagens. Dessa forma, você poderá economizar no transporte, uma vez que as linhas são integradas.

Dependendo da zona em que você for se hospedar, o metrô será o transporte mais utilizado. Na minha primeira vez em Londres eu usei muito o metrô e economizei adquirindo o Oyster.

Na segunda vez eu fiquei hospedada na casa de um amigo em uma zona bem distante dos pontos turísticos. Então, tive que usar além do metrô, o bonde e o ônibus. Os famosos táxis de Londres ficaram apenas para tirar fotos.

Quando ir

Se a sua intenção é ir para Londres somente quando o céu estiver azul, sinto informá-lo que isso é difícil acontecer, mas não impossível. Na maior parte dos meses, Londres proporciona um clima instável. Entretanto, isso não impede de conhecê-la em qualquer período do ano.

Se você for no verão (meados de junho até setembro) pode se preparar para encontrar uma cidade lotada e com os preços lá em cima. É o período de férias na Europa e é quando o clima de Londres melhora um pouquinho.

Caso você tenha apenas o período do inverno disponível, vá sem sofrimento. Quer dizer, você pode sentir um pouco frio, mas posso afirmar que vale muito a pena. A segunda vez que estive em Londres foi na semana posterior ao Natal e consegui passear com tranquilidade.

No entanto, se você não suporta frio e não quer pegar alta temporada, considere visitar Londres de setembro a novembro (bem no início do mês). Não estará calor, mas acredito que você suportará o clima. Além disso, os preços estarão mais convidativos.

Quantos dias para conhecer a cidade

A primeira vez que estive em Londres, fiquei apenas 4 dias. Por isso, quando voltei pela segunda vez, achava que já tinha conhecido o suficiente na cidade. Mas não é que me enganei completamente porque a região possui cada cantinho maravilhoso que vale a pena ficar uma semana por lá.

Em um roteiro de 5 dias você consegue conhecer as principais atrações de Londres. Mas se puder ficar 7 dias, será bem melhor. Eu sempre acho que dá para conhecer bem mais de uma cidade quando você tem um tempo mais longo para isso.

Caso você tenha menos de 4 dias para conhecer Londres, aconselho a deixá-la para uma próxima viagem. Não corra o risco de achar que a cidade se resume ao Big Ben, London Eye e Palácio de Buckingham. Saiba que Londres, vai muito além disso.

Viu o que fazer em Londres? A cidade é recheada de pontos turísticos. Todavia, você ainda encontrará outros lugares maravilhosos para conhecer, já que Londres oferece várias atividades que atendem a todos os gostos e bolsos.

Gostou do nosso post sobre o que fazer em Londres? Aproveite a visita para assinar a newsletter do blog e receba as atualizações e notícias sobre a nossa viagem na sua caixa de entrada!


Se você está planejando uma viagem para Londres e está com dificuldades para fazer um roteiro, nós podemos ajudá-lo com o nosso serviço de Roteiro Personalizado. Confira as nossas opções e escolha aquela que atendas às suas necessidades. Teremos um enorme prazer em fazer o melhor roteiro de Londres para você!

Dicas para sair dos trilhos

      Booking.com      Passagens promo      Seguros promo        GetYourGuide

        Hoteis.com           Skyscanner              Real Seguros             GoEuro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *