Viajar é sempre uma delícia, mas preparar o roteiro de viagem pode se tornar algo bem cansativo quando você não tem uma boa estratégia. Mesmo tendo viajado bastante, ainda preciso reservar um tempo para preparar o meu roteiro.

Por isso, sei bem que não é tarefa fácil para todo mundo. Sendo assim, resolvi compartilhar com você como eu costumo montar os meus roteiros de viagem. Dessa forma, espero poder ajudá-lo nesse processo.

Montar um roteiro de viagem
Aprenda a montar um roteiro de viagem

O que levar em consideração na hora de montar o roteiro de viagem?

O primeiro ponto que eu levo em consideração na hora de fazer o roteiro é que ele atenda meu estilo de viagem e caiba dentro do meu orçamento. Mas para isso, preciso analisar várias situações até chegar na opção mais viável.

Montar Roteiro de Viagem
Defina o destino para montar o roteiro de viagem

Definir o destino

O destino deve ser definido conforme seu perfil de viajante, o tempo que você tem disponível para aquela viagem, quando pode ir e o quanto pode gastar. Quem não trabalha remoto, ainda precisa conciliar o período com as férias.

1. Quais lugares visitar e quando ir

Se você tem liberdade para escolher a data da viagem, decida o que você quer conhecer. Praia ou montanha? Lugares mais agitados ou tranquilos? Brasil ou exterior? Verão ou inverno?

Agora se você já tem as férias determinadas para uma data, precisa escolher o destino certo para o período definido. Nesse caso, pode ser que você deixe sua cidade dos sonhos para uma próxima oportunidade e se prepare para conhecer um destino surpreendente.

2. Quanto pode gastar

Não adianta decidir ir para Paris se o seu orçamento está apertado para conhecer as principais atrações da cidade. Portanto, na hora de definir o destino, veja quanto você tem reservado para gastar com a viagem.

Se o orçamento está apertado, vale considerar visitar um destino menos turístico ou alguma cidade brasileira. Mas se você tem dinheiro sobrando, não perca a chance de fazer a viagem dos seus sonhos.

3. Qual a disponibilidade para a viagem

Esse é um dos pontos chaves para definir o destino da viagem. Cidades como Paris, Londres e Roma são necessários vários dias para conhecer as principais atrações. Mas existem outros lugares que em dois dias você consegue conhecer tudo.

Portanto, se você tem 15 dias disponíveis, saiba encaixar os destinos sem atropelar a sua viagem. Da mesma forma acontece se a disponibilidade da viagem é para um período bem curto.

Como montar o roteiro de viagem?

Com o destino definido é hora de colocar a mão na massa para montar o seu roteiro. Eu, geralmente, faço uma planilha para organizar todas as informações sobre a(s) cidade(s) e seus pontos turísticos.

Baixe aqui a planilha que uso como modelo de Roteiro de Viagem!

1º Passo: Estude o destino

Depois de escolher o destino da viagem, você precisa reservar um tempo para estudar o lugar. Nesse momento, é fundamental pesquisar todos os pontos turísticos disponíveis e depois selecionar conforme o seu orçamento e disponibilidade. Para isso, eu preparo um checklist.

2º Passo: Compre as passagens e reserve as hospedagens

Após fazer a pesquisa sobre o destino de viagem, você precisa se antecipar na compra das passagens aéreas e terrestre. Além disso, reserve um tempo para avaliar as hospedagens e reservá-las.


Compre as passagens aéreas e terrestres com nossos parceiros Passagens Promo, Skyscanner e GoEuro!

Reserve as hospedagens com nossos parceiros Booking.com e Airbnb!


3º Passo: Selecione o que vai conhecer

Com o checklist em mãos, anote na planilha todas as informações e coloque a legenda: “Não posso deixar de conhecer” e “Deixo para uma próxima viagem”. Dessa forma, fica mais fácil selecionar todas as atrações que você pode visitar nessa viagem.

Planilha com as atrações
Descreva todas as atrações e coloque a legenda

4º Passo: Planeje seu roteiro por dia

Se você já determinou quantos dias ficará em uma determinada cidade é hora de planejar o roteiro por dia. Para isso, organize as atrações pela proximidade para não ter que se deslocar de um ponto ao outro e assim comprometer os custos da viagem.

Roteiro Diário
Organize seu roteiro diário

5º Passo: Reserve todas as atrações e passeios

Agora que você já definiu as atrações e passeios que vai fazer durante a viagem é hora de comprar os ingressos ou reservar as entradas. Dessa forma, você evita pegar fila que pode atrapalhar seu roteiro.

Checklist para montar Roteiro de Viagem
Checklist para montar o Roteiro de Viagem

Como não errar na montagem do roteiro de viagem?

Mesmo seguindo um passo a passo, é possível errar na montagem do roteiro de viagem, principalmente, quando você não tem experiência com o processo. Para evitar essa dor de cabeça, siga algumas dicas.

  • Não transforme sua viagem em uma verdadeira maratona para conhecer as atrações. Elas estão ali para serem apreciadas, vividas e contempladas. Por isso, mantenha apenas um cronograma de horários para não se perder porque é ótimo fazer as coisas no seu tempo;
  • Não leve em consideração em seu roteiro os dias de deslocamento entre as cidades porque é bem cansativo. Mas se tiver tempo e disposição, talvez consiga encaixar algum ponto turístico;
  • A correria de andar pela cidade e visitar atrações pode se tornar cansativa. Lembro que quando cheguei a Barcelona, estava vindo de Bruxelas, Amsterdam e Roma e meu corpo já estava pedindo descanso. Reservei a metade de um dia para isso e reprogramei meu roteiro para o restante dos dias. Portanto, procure deixar seu roteiro flexível;
Tomar - Portugal
Pesquise bastante sobre as atrações
Convento de Cristo em Tomar – Portugal
  • Pesquise bastante seu destino no Pinterest, Instagram, Blogs de viagem e grupos de Facebook para ter ideias do que fazer no lugar;
  • Se você achar necessário, use ferramentas como My Maps, Google Trips e Sygic Travel para montar seu roteiro de forma mais prática. Mas eu realmente prefiro fazer o meu;
  • Pesquise os dias e horários de funcionamento das atrações para evitar surpresas desagradáveis;
  • Procure antecipar a compra dos ingressos para evitar filas que só atrapalham seu cronograma. Compre no site do nosso parceiro GetYourGuide;
  • Antecipe o pagamento das passagens aéreas e terrestres e das hospedagens para ter certeza do orçamento que você tem para gastar com as atrações.

Vivendo como nômade digital eu tenho mais tempo para conhecer as atrações de um determinado destino porque fico em torno de um mês em cada lugar. Mas quando quero visitar uma cidade próxima, preciso recorrer ao roteiro de viagem.

Gostou de saber como montar um roteiro de viagem? O que acha de compartilhar suas dúvidas conosco? Se mesmo assim você ainda prefere algo mais prático, experimente contratar o nosso serviço de Roteiro Personalizado.


Sair dos Trilhos

Hospedagem: Booking.com, Hoteis.com e Airbnb

Transporte: Passagens promo, Skyscanner e GoEuro

Seguro: Seguros promo e Real Seguros

Passeios e Ingressos: GetYourGuide

Câmbio: Transferwise

Categories: Dicas de Viagens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *